Telesapiens - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Booom Criative 2019

Produção EAD

A graduação a distância é a modalidade que mais cresce no Brasil, contando com mais de 3 milhões de alunos matriculados, e boa parte desse sucesso está atribuída a sua acessibilidade. Um curso em EAD chega a ser até 60% mais barato do que uma graduação presencial, representando um custo operacional 5 vezes menor para a instituição de ensino. 


Porém, esse é um mercado ainda pouco explorado pelos estabelecimentos de ensino nos níveis médio e fundamental. Com a chegada da nova BNCC do Ensino Médio, essa situação deve mudar em breve: os colégios poderão incluir uma porcentagem de até 30% da grade curricular na modalidade de EAD para seus alunos, o que, além de modernizar o ensino, também representará uma grande redução nos custos operacionais. 

Ficou interessado em saber como esse cenário pode fazer a diferença em sua instituição de ensino?

Conheça alguns dos nossos diferenciais clicando nos ícones abaixo!

ebook.png
audiobook.png
videoaulas.png
games educacionais.png
mapa de aprendizagem.png
mapa conceitual.png
bancos_de_questões.png
atividades para foruns.png
slides apresentação de conteúdo.png

E-books

Os e-books produzidos pela Telesapiens são disponibilizados nos formatos PDF web, PDF para impressão, e ePUB (para leitura em dispositivos móveis compatíveis com o Amazon Kindle), podendo ainda serem acessados por meio de mapas de aprendizagem em HTML5.

 

Por padrão, os livros digitais apresentam cerca de 160 páginas divididas em 4 unidades letivas de aproximadamente 40 páginas. Cada unidade se divide em 4 competências, totalizando 16 para todo o e-book.

 

A linguagem é dialogada e informal, sempre da primeira pessoa do plural para a segunda pessoa do singular. Rico em iconográficos, os livros didáticos da Telesapiens adotam a metodologia ativa da sala de aula invertida, partindo da contextualização e instrumentalização para os conceitos e fundamentações teóricas, tornando o aprendizado mais pragmático e prazeroso para o aluno.

 

Audiobooks

A utilização de podcast como recurso didático para EAD vem crescendo bastante em função da necessidade de mobilidade das pessoas. Por meio deste recurso, é possível estudar em ambientes inusitados, como no carro, no metrô, no ônibus, dirigindo, pedalando ou simplesmente caminhando.

 

A Telesapiens produz audiobooks a partir dos conteúdos produzidos nos e-books, disponibilizando-os no formato MP3, fragmentados por competência, em um total de 16 podcasts por livro didático.

 

Para projetos especiais de produção on demand, a Telesapiens pode produzir audiobooks em outros idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

 

ATENÇÃO: Este recurso é disponibilizado apenas na modalidade de produção on-demand.

 

Videoaulas

Os vídeos são considerados como uma das principais âncoras cognitivas dentro do mapa de aprendizagem do aluno. São eles os que melhor contextualizam o estudante face ao conteúdo a ser aprendido.

 

A Telesapiens consegue produzir videoaulas com muita velocidade, qualidade e recursos tecnológicos avançados.  Os vídeos são produzidos com base nas melhores práticas pedagógicas e andragógicas, utilizando apresentadores profissionais, roteirizados por designers educacionais e editores de cinema e TV.

 

As videoaulas produzidas pela Telesapiens apresentam, em média, de 3 a 7 minutos de duração, discorrendo sobre todo o conteúdo escrito no livro didático de forma remissiva, com grande variação de enquadramentos, imagens e vídeos em cena, incluindo algumas tomadas externas.

 

Games Educacionais

Um conteúdo desenhado para EAD tem que prever todos os perfis comportamentais possíveis dos alunos. Por isso, o jogo digital para fins educacionais não pode faltar no seu mapa de aprendizagem de um bom sistema de EAD.

 

A Telesapiens disponibiliza, por padrão, um minigame educacional por disciplina, articulando transversalmente as principais competências desenvolvidas ao longo das unidades letivas.  Esses games variam em grau de complexidade e mecânica, tornando o aprender um ato estimulante e prazeroso.

 

Dependendo de sua necessidade, esses jogos educacionais podem retornar indicadores para a plataforma EAD de sua instituição, permitindo o processo de gamificação da aprendizagem como um todo.

games.jpg
 

Mapas de Aprendizagem

Tão importante quanto oferecer bons conteúdos educacionais é a forma como esses conteúdos são disponibilizados. Pensando nisto, a Telesapiens entrega seus conteúdos organizados em forma de mapas de aprendizagem. Esses mapas são elaborados de acordo com o sumário do e-book. Por esses mapas, o aluno consegue acessar partes específicas do conteúdo sem a necessidade de abrir o e-book, tendo acesso a fragmentos dos textos de forma rápida, direta e eficaz.

 

Os mapas de aprendizagem são fornecidos em pacotes Scorm/HTML5, sendo, por padrão, um para cada unidade letiva, em um total de 4 por disciplina.

mapa-de-aprendizagem-telesapiens.jpg
 

Mapas Conceituais

Para auxiliar os estudantes com a quantidade de informações apresentadas dentro de uma temática, apresentamos os mapas conceituais, que ajudam a condensar grandes quantidades de informações fragmentadas em um só gráfico, tornando as informações mais inteligíveis e prazerosas de serem absorvidas. 

 

A Telesapiens implementou, nos mapas de aprendizagem produzidos para EAD, um mapa conceitual, interconectando, de forma gráfica, as principais definições, exemplos e tipificações discorridos ao longo das competências de cada unidade letiva.

 

Por padrão, a Telesapiens disponibiliza 4 mapas conceituais por disciplina, sendo um para cada unidade letiva. Esses mapas são fornecidos em arquivos de imagem (JPG ou PNG), já incorporados dentro do mapa de aprendizagem empacotada em HTML5.

 

Esses mapas conceituais devem encerrar cada unidade letiva, posicionando-se como último recurso postado na trilha de aprendizagem.

 

Bancos de Questões

Avaliar não é uma tarefa simples, sobretudo quando se trata de EAD. Por isso a Telesapiens se esmera em produzir questões inéditas, contextualizadas e capazes de extrair do aluno a prova do conhecimento construído ao longo de uma competência.

 

Por padrão, a Telesapiens disponibiliza 5 questões por competência, totalizando 20 por unidade letiva e 80 para toda a disciplina. Cada questão consiste em enunciado, 5 alternativas de resposta, gabarito-resposta e comentário sobre a alternativa correta.

 

Para o ensino superior, as questões são produzidas conforme o padrão ENADE, atendendo aos requisitos de contextualização e transversalidade.

 

Para o ensino médio, as questões atendem ao padrão de qualidade, transversalidade e densidade contextual exigido pelo ENEM.

 

Para o ensino fundamental I e II, as questões procuram atender às diretrizes da BNCC, nos quesitos de contextualização e regionalização.

 

Atividades para Fóruns e de Autoaprendizagem

O processo de avaliação em um sistema de EAD deve ser plural. Por isso a Telesapiens oferece propostas de atividades para postagem em fóruns de discussão, além de atividades contextualizadas de autoaprendizagem. As primeiras consistem em desafios colaborativos que devem ser lançados no fórum de cada unidade letiva, preferencialmente no início da oferta dos conteúdos, para que seja possível a prática da sala de aula invertida. Já as atividades contextualizadas de autoaprendizagem devem ser postadas ao término de cada unidade letiva, podendo ser aplicadas em peer instruction ou individualmente.

 

Por padrão, a Telesapiens disponibiliza 1 desafio colaborativo para fórum por unidade letiva, num total de 4 por disciplina. Da mesma forma, são disponibilizadas 4 atividades contextualizadas por unidade letiva, totalizando 4 para toda a disciplina.

 
 

Slides de Apresentação

Embora populares na modalidade presencial, o uso de slides em PowerPoint pode lhe parecer um recurso didático banal. Mas para a Telesapiens, slide é coisa séria, por isso são incorporados recursos inteligentes nesses slides, como animações e efeitos de transição didaticamente escolhidos.

 

Por padrão, são disponibilizados cerca de 160 slides de apresentação por disciplina, fragmentados em 4 arquivos no formato PPT/PPTX e PDF.

 

Parte desses slides são utilizados nas videoaulas, e todos eles estão em perfeito sincronismo com os temas abordados nos e-books.

 

Experimente baixar e rodar este arquivo-exemplo em seu MS-PowerPoint ou apresentador de slides do Google Docs, e perceba os recursos de animação implementados para tornar a aprendizagem mais lúdica e eficaz.